ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PODEM MELHORAR A SAÚDE E A QUALIDADE DE VIDA, PRINCIPALMENTE NA TERCEIRA IDADE

Como muitos já sabem os animais de estimação são ótimas companhias pois são extremamente amorosos e companheiros de seus donos. Mas o que muitos desconhecem é que vai além disso, os animais fazem bem à saúde, principalmente aos idosos, por apresentarem limitações físicas e geralmente passam longos períodos sozinhos.

A relação entre uma pessoa e um animal pode combater, prevenir doenças e muitos outros benefícios, alguns deles são:

Bom-humor

Conviver com cachorro ou gato melhora os níveis de neurotransmissores responsáveis por regular o bom humor, o apetite e o sono. Por isso, acariciá-los contribui na diminuição dos níveis de ansiedade e promovendo uma sensação de bem-estar aos idosos e contribuindo a sua saúde mental.

Prevenção de doenças

Ajuda a prevenir doenças, como a depressão. Ter um animalzinho na melhor idade afasta a sensação de solidão, carência e ansiedade. Além disso, cães, gatos ou qualquer outro animal de companhia, favorecem o controle da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e da capacidade motora.

Ter um animal de estimação também auxilia na redução dos níveis de colesterol, triglicérides e pressão alta no sangue. Ocupar-se em cuidar de um cão ou gato faz com que o idoso tenha um trabalho diário que proporciona relaxamento e distração. Isso evita o tédio rotineiro, minimizando os riscos de ataques do coração e prevenindo outras doenças cardiovasculares.

Aumento da disposição e diminuição do sedentarismo

Levar o animal para passear ou praticar algum tipo de brincadeira aumenta a disposição dos idosos. Quando movimentamos o corpo, realizando atividades prazerosas, tendemos a aumentar a sensação de bem-estar. Dificilmente os idosos praticam atividades físicas, já ao ter um animal de estimação difere, por ser necessário levá-lo passear, alimentar e brincar.

Diminuição do estresse

 Acariciar e conviver com o animal eleva os níveis de serotonina e dopamina no organismo que estimulado o relaxamento. Baixando o nível de ansiedade e irritação, além de melhorar o ânimo.

Idosos que apresentam falhas de memória ou têm um comportamento agressivo ou agitado são muito beneficiados com essa relação, mas nesses casos é necessário a supervisão de outras pessoas, para que não haja nenhum problema que possa afetar a segurança do animal

Fortalece a memória

Para ter uma animal de estimação é necessário ter uma rotina de cuidados fazendo com que o idoso exercite sua memória. Tarefas diárias, como colocar água, dar comida, passear, dar banho, vacinas e medicações, auxiliando na prevenção de determinadas problemas cognitivos ou lesões cerebrais.